10 de set. de 2009

Pioneiros da bola oval

A matéria feita no site Mais Comunidade da postagem anterior!

No dia 12 de setembro será disputado no Estádio da Metropolitana no Núcleo Bandeirante uma partida válida pela quinta rodada da Copa Brasil Central de Rugby. Contra o time de Campo Grande estará uma equipe do Distrito Federal, o Brasília Rugby, único representante do esporte na capital federal. Apesar de se colocar como um dos favoritos ao título - se vencer, o time candango não poderá ser alcançado por nenhum adversário - pouca gente sabe da existência da equipe. Natural, já que no Brasil as únicas referências de esportes que usam a bola com as mão são o vôlei e o basquete.

O mesmo acontece com o futebol americano, versão estadunudense para o rugby. Brasília possui uma das equipes mais organizadas e vitoriosas do Brasil: os Tubarões do Cerrado. O time já disputou nove partidas de nível nacional e até hoje só perdeu uma vez. Depois da primeira partida disputada, nenhum adversário conseguiu fazer mais de dois touchdowns - o ponto máximo no esporte - na defesa do Tubarões.

Ambos, rugby e futebol americano, são variantes do tradicional futebol e surgiu em 1823 a partir de uma jogada irregular na Inglaterra. Na ocasião, um jogador do colégio de Rugby, cidade do interior do país, pegou a bola com as mãos e seguiu com ela até a linha de fundo adversária. O esporte ainda não se enraizou no Brasil, mas se um dia isso vier a acontecer, Brasília Rugby e Tubarões do Cerrado terão seu lugar na história do esporte como pioneiros no país. O Mais Comunidade falou com os capitães dos dois times para explicar aos internautas qual é a diferença entre as duas práticas e comentar um pouco do desenvolvimento do esporte na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário