12 de set. de 2009

Censo Nacional 2009

Campanha nacional do Censo Oficial ABR, que permitirá saber mais do nosso esporte.

Prezados Amigos,

A Associação Brasileira de Rugby (ABR) estará se tornando em breve Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) para melhor servir os interesses e o desenvolvimento do nosso esporte, iniciando assim, uma nova relação com os órgãos regulatórios do esporte no Brasil, o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro.

Com a provável introdução do rugby nos Jogos Olímpicos em 2016, teremos ao longo dos próximos 5 anos, uma inesperada oportunidade de transformação do nosso esporte. Uma transformação necessária, que passa pela adesão de todos a um projeto de crescimento, planejado e organizado.

Precisamos tirar o rugby do confinamento, da ilegalidade, dos campos de futebol e dos jogos sem arbitro oficial, sem a segurança medical mínima que a pratica do nosso esporte exige. Precisamos organizar campeonatos com regulamentos justos, respeitar e fazer respeitar as comissões de disciplina e códigos de ética que regem nosso esporte. Precisamos normatizar nosso esporte para ganhar em respeitabilidade, em notoriedade, e assim passar a confiança necessária para favorecer a entrada dos nossos futuros parceiros, públicos e privados.

Precisamos estruturar nossa Confederação e nossas Federações regionais. Precisamos desenvolver novos árbitros, novos treinadores para sustentar a entrada de novos praticantes. Em Agosto, a ABR/CBRu já apresentou um plano de desenvolvimento regional para 2010 para o iRB. Esse plano deve beneficiar todos os adeptos do rugby (atletas, treinadores, árbitros, dirigentes) através o pais, e deverá contar com a participação de todos os clubes para garantir um crescimento sustentável para os próximos anos.

O Censo realizado em 2009 pelo site RugbyMania indica que existem hoje mais de 120 núcleos de rugby no Brasil, em 21 dos 27 estados do pais. Apenas 23 desses 120 clubes estão afiliados a ABR. Precisamos “botar todo mundo para dentro” para pegar força e união e desenvolver uma organização preparada para nosso futuro olímpico.

É precisamente nesse sentido, que lançamos hoje, a campanha nacional do Censo Oficial ABR, que vai nos permitir obter uma foto exata do cenário nacional do nosso esporte. Com esses dados compilados, a ABR/CBRu poderá organizar um plano de trabalho a longo prazo para ajudar o desenvolvimento do nosso esporte através todo o Brasil.

Para colaborar é muito simples. Basta preencher o formulário que pode ser baixado AQUI e retornar com todos os dados para secretaria@brasilrugby.com.br.

Será de suma importância que cada clube designa uma pessoa responsável pelo recolhimento e o envio desses dados ate o final de outubro 2009. Vale salientar que esse Censo não é um programa de filiação a ABR. Teremos a ocasião, num futuro próximo, de propor a todos os clubes e membros da nova Confederação, um programa completo de filiação com os benefícios propostos para cada tipo de filiação.

Contamos com a colaboração de todos, lideres regionais, presidentes de clubes, dirigentes, atletas, árbitros, treinadores, sócios para apoiar essa campanha.

A ABR é de vocês. Ajudem nos a ajudar vocês, e juntos, construiremos um futuro feliz para nossa modalidade esportiva, ate um dia, realizar enfim nosso sonho olímpico.

Aluisio Dutra
Presidente da Associação Brasileira de Rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário