3 de jun. de 2009

É nóis...

Faz algumas semanas que fui procurada no orkut por um estudante de jornalismo da UFPE, Rafael Sotero, que precisava fazer um trabalho da universidade e gostaria de falar sobre o rugby. Aceitei, claro, e hoje a matéria, que seria apenas um trabalho acadêmico, está no Blog do Torcedor, do JC Online.

Obrigada em nome do RRC ao Rafael Sotero e aos editores do Blog do Torcedor, Marcelo Cavalcante e Breno Pires.

Apenas alguns trechos da matéria que pode ser conferida na íntegra no Blog do Torcedor

Reza a lenda que um goleiro enfurecido numa partida de futebol na Inglaterra, precisamente na cidade de Rugby, saiu correndo com a bola na mão até a meta adversária, enquanto os demais jogadores corriam atrás dele lançando os mais diversos impropérios. Muita gente gostou do que viu e acreditou ser uma maneira mais divertida de jogar. Surgia assim o rúgbi, segundo esporte mais popular do mundo, perdendo apenas para o futebol, embora pouco difundido em terras canarinhas.

...

A história do rúgbi em Recife começou em 2004, quando dois universitários apaixonados pelo esporte, Roberto Torres e João Paulo Pardellas, decidiram convocar seus colegas e outros adeptos da modalidade, através de comunidades virtuais, para praticar na praia de Boa Viagem. As primeiras tentativas não deram muito certo, devido à carência de participantes. Mesmo assim, insistiram na ideia que, aos poucos, ganhou mais e mais adeptos. Desse grupo, surgiu o primeiro time do Nordeste: o Recife Rugby Club, mais conhecido como os Tubarões, fato que dispensa explicações.


Mais tarde, a chegada de um argentino à cidade modificou profundamente o futuro do esporte. Marcelo Blanco, o Chelo, tomou conhecimento das “peladas” na praia e começou a participar. Ex-jogador e treinador do Curupayti, time de sua terra natal, Chelo foi o responsável pela organização do time. Até então, não passavam de meninos que corriam atrás de uma bola oval, sem o menor domínio de técnicas ou de qualquer fundamento que o esporte exige. A partir daí, o rúgbi atingiu um novo patamar e, hoje, a cidade conta também com um outro time, o Aliança Rugby Club.

Atualmente, o Recife Rugby Club treina alternadamente na praia de Boa Viagem e no campo da Universidade Federal de Pernambuco. O time chegou a ser vice-campeão da Taça Bowl, um dos torneios disputados. O craque do time, Giba, de apenas 25 anos, chegou a fazer um teste para ingressar na seleção Brasileira. Além de jogador, ele é vice-presidente da Associação Pernambucana de Rugby, entidade máxima do esporte na cidade.

...

Um comentário: