22 de abr. de 2009

Seleção Brasileira masculina inicia disputa por vaga para Copa do Mundo

A Seleção Brasileira masculina de rugby embarca esta quinta-feira rumo ao Chile para disputar o Campeonato Sul-Americano e, com isso, participar das eliminatórias para Copa do Mundo marcada para 2011 na Nova Zelândia. A seleção disputará a última vaga classificatória para o Mundial com as seleções do Chile e do Uruguai.

A primeira partida do time brasileiro, dirigida pelo técnico Pierre Paparemborde, ocorre dia 25, sábado, contra a seleção do Chile, em Viña del Mar. Na seqüência, os jogadores brasileiros viajam a Montevidéu para enfrentar o Uruguai (29/04) e o Paraguai (dia 2/05).

As seleções com melhor aproveitamento nessa fase inicial enfrentam a Argentina na decisão do torneio regional.

A expectativa do time brasileiro para os jogos é positiva, já que na primeira fase das eliminatórias a Seleção passou com folga outros times. Colabora para isso também seu histórico recente favorável.

Em 2008, a seleção brasileira de rugby venceu, pela primeira vez em 20 anos, uma partida contra o Paraguai e fechou o período em sua melhor posição na história. Ficou no 27º lugar do ranking que relaciona os 95 países com seleções dedicadas ao rugby.

A despeito dos bons resultados, hoje os jogadores amadores do time brasileiro pagam para atuar na Seleção, além de arcar com partes dos gastos de alimentação, uniforme, transporte e hospedagem.

"Os sacrifícios feitos pelos atletas brasileiros para representar o País merecem respeito de todos. Quaisquer que sejam os resultados das eliminatórias, o simples fato de entrar em campo, após três meses de preparação dura, merece muita comemoração", diz Paparemborde.

Para apoiar o time de rugby nacional a contar com melhores condições de treinamento já com vistas à Copa de 2015, acaba de nascer a Associação Grupo de Apoio ao Rugby Brasileiro (GRAB) criada por ex-jogadores da modalidade que hoje atuam nas áreas financeira e jurídica.

"Nosso objetivo é promover o avanço do Brasil no ranking sul-americano do esporte e colaborar para que o time consiga participar da Copa de 2015", diz Eduardo Mufarej, um dos responsáveis pela criação da GRAB, junto com os advogados Sami Arap Sobrinho e Werner Grau.

A Copa do Mundo de Rugby é a competição mais importante da modalidade e a terceira de maior audiência esportiva de TV do mundo. Perde apenas para a Copa do Mundo de Futebol e para as Olimpíadas.

"Queremos que o Brasil faça parte disso e que o rugby cada vez mais ganhe espaço no País, como já vem ocorrendo", completa Grau.

Promovida pelo International Rugby Board (IRB) desde 1987, a Copa acontece a cada quatro anos e contará, em 2011, com a participação de 20 países, entre eles a África do Sul (atual campeã mundial) e a Argentina, potencia máxima do rugby sul-americano e terceiro lugar na ultima edição da Copa, disputada na França em 2007.

Fonte: PC & AI Tree Comunicação – Final Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário