17 de mar. de 2009

The Human Factor

Matt Damon jogou rugby com algumas crianças locais durante as gravações, em Guguletur, na África do Sul, na tarde de sexta-feira (13).

O filme é baseado em The Human Factor: Nelson Mandela and the Game that Changed the World, livro de John Carlin. O jogo do título aconteceu na África do Sul pouco depois da queda do apartheid, em 1995, quando o país sediou a Copa do Mundo de Rugby. Mandela, recém-eleito presidente, usou o esporte como forma de tentar unir brancos e negros.

Realizada apenas um ano após o fim do Apartheid, a competição foi sediada na África do Sul e teve os Springboks locais como os campeões. Na época, a expectativa era de que apenas sul-africanos brancos apoiariam a seleção. Os motivos eram óbvios: além de disputar um esporte que não era popular entre população negra, os Springboks estavam associados a um passado de forte segregação racial, pelo fato de sua equipe ser composta inteiramente por atletas brancos. Para piorar, a gazela saltitante era um símbolo nacional da África do Sul durante os anos de Apartheid. Mesmo assim, o então presidente Nelson Mandela resolveu deixar de lado as tensões políticas e convocou todo o país para torcer pelo time, atitude que conquistou torcedores de todas as raças para a seleção de rugby.

Além de atuar no papel do ex-presidente, Morgan Freeman produz o filme, que teve o roteiro adaptado pelo sul-africano Anthony Peckham. Matt Damon faz o papel de Francois Pienaar, o capitão dos Springboks (gazelas), apelido pelo qual é conhecida a seleção sul-africana de rugby.

The Human Factor estreia em dezembro nos EUA. No Brasil, em 29 de janeiro de 2010.

Por coincidência Dammon já apareceu jogando rugby no filme Os Infiltrados de Martin Scorsese.


Nenhum comentário:

Postar um comentário