29 de mar. de 2009

Harvard no Brasil

3º JOGO
Orixás (BRA) 12 x 0 Harvard (USA)

Foi um jogo como deveria ser ! Muita doação em campo, muito respeito, muita perseverança e um jogo limpo.
Numa tarde de muito calor, a seleção Baiana formada ontem por jogadores do Galícia Rugby Clube e pela Associação Alto de Ondina fizeram um grande jogo e bateram a equipe da Universidade de Harvard por 12 x 0.

Com todo o apoio da mídia baiana na divulgação deste amistoso internacional, a tarde desportiva se iniciou com a presença do time feminino do Galícia que realizou um jogo exibição para os presentes. Posteriormente, aconteceu um joguinho de Seven's com jogadores novatos e juvenis para dar mais experiência aos mesmos.

Pontualmente às 16h, começava o primeiro amistoso internacional de rugby na capital baiana. Os times entraram em campo e entoaram seus gritos de guerra sob gritos e aplausos das cerca de 200 pessoas que estiveram no Estádio Parque Santiago para presenciar o embate.

Decidiu-se que o jogo seria dividido em 4 tempos de 20 minutos em razão do calor, para que os jogadores e juiz pudessem se reidratar.

O jogo começou com Harvard pressionando e os baianos se defendendo muito bem, porém, falhando nos chutes e não conseguindo aliviar a pressão. Os americanos jogavam em seu campo de ataque, porém sem conseguir muitos avanços. Os Orixás então mostraram o que tem de melhor. Num contra-golpe rápido chegaram com muita velocidade desde os seus 22m até o in goal adversário, porém, foi marcado um "forward pass" no último passe, já dentro dos 22m dos americanos e a partir daí a pressão foi dos baianos enquanto Harvard mostrava uma defesa sólida. O primeiro quarto chegou ao fim com a pressão baiana.

O segundo quarto foi de dominio total dos baianos. Jogaram os 20 minutos no campo de ataque e depois de uma belíssima antecipação de Lucas "Novato" saiu o primeiro try, convertido e depois de mais alguma presão Orixá, terminou o primeiro tempo de jogo.

O terceiro quarto, foi um jogo de ataque contra defesa. Os americanos jogaram quase todos os 20min dentro dos 22 baianos, porém, com uma defesa que cedia muito pouco espaço e avanço, conseguiram se segurar lá atrás, porém, sem aliviar a pressão.

Na última parte da partida, os Orixás voltaram a pressionar tentando manter um bom volume de jogo e depois de uma jogada de algumas fases de trabalhos alternados com Forwards e Backs, a bola correu na linha até encontrar Elson "Portuga" que fez uma finta e correu para marcar. Dragão tentou converter, porém a bola chocou-se contra a trave. Os baianos ainda mantiveram-se no ataque e Harvard tentava aliviar a pressão com chutes, porém, sem muito efeito.

Ao fim do jogo, os jogadores se cumprimentaram e iniciou-se uma longa sessão de fotos e saudações entre os até então "adversários". Seguiram então para o 3º tempo de 2 times extenuados, porém, satisfeitos e felizes por estar celebrando com boas pessoas que realizaram um jogo limpo e de muita doação. Um jogo como deve ser jogado.
Vitor Brandão
Orixás

2º JOGO
Rio Rugby (BRA)5 x 3 Harvard(USA)

Numa bela noite na Praia de Ipanema, o Rio de Janeiro Rugby Football Club recebeu a equipe de rugby da Harvard Businness School. Debaixo de um céu estrelado, os dois times concordaram em jogar no formato de Sevens, com seis tempos de sete minutos e número ilimitado de substituições, mantendo assim, o caráter amistoso e festivo do encontro.

O time de Harvard claramente sentiu o peso de jogar na areia e ao final mostrava sinais de cansaço. Placar final: 5 tries para a equipe da casa contra 3 dos visitantes americanos. Depois ambas as equipes se juntaram para beber muita cerveja, acompanhada de muito cantoria pelos americanos, e churrasco pelos cariocas.

O Rio de Janeiro RFC agradece a visita do time americano.

Pedro Fleury da Rocha
Rio Rugby


1º JOGO
SPAC (BRA) 40 x 15 Harvard (USA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário