31 de dez. de 2010

Confraternização 2010

2010 foi um ano positivo para o rugby pernambucano: criação da equipe do IFPE, Escolinhas do Santos Dumont e Desafio, I Clínica de Rugby, Curso de Arbitragem, vitórias nos campeonatos nordestinos... E nesse clima comemoramos mais um ano juntos.

Foram entregues os tradicionais prêmios das confraternizações do RRC.

Prêmio Camisa Limpa: Kiko, que para variar não esteve presente para receber o prêmio


Prêmio Giovana Pérolas do Ano: Bela (bicampeã!!!!)


Prêmio Contador e Contadora de Histórias: Mais uma vez Artur vence, mas não foi o nosso Artur Smeagol e sim do Paulist. Do feminino vence Vanessa (abre a lata de sardinha, que lá vem...)


Reconhecimento pela dedicação no ano: Pajé e Renatinha :)


Nosso treinador Mirco, e os jogadores do RRC, Caleb e Luciano, que também são treinadores do IFPE e Paulista, respectivamente, também foram homenageados.



O Paulista Rugby Club também foi presenteado


Gostaria de parabenizar a todos que colaboraram para o crescimento do Recife Rugby Club. Agradeço a Mirco e a Chelo pela dedicação e por nos mostrar que o rugby é muito mais que um esporte. Também a Marco, do Curitiba, pela força dada nesse ano. Vocês são exemplos para todos nós.

E desejo um ótimo 2011 para o rugby!!!

Deixo aqui uma mensagem passada por Chelo na confraternização e que foi retirado de uma revista de rugby.

Construindo Valores

Vivemos reclamando aos jogadores. Pedimos, rogamos e ate demandamos que se comprometam que tenham “Compromisso” com o RUGBY, com seu clube e com os companheiros.

Mas o que com certeza, nós, os treinadores, educadores e os dirigentes não sabemos é que o compromisso não aparece de forma mágica. Não aparece no rugby de forma repentina, e sim que devemos gerá-lo com nosso exemplo, nossos gestos, mas fundamentalmente incorporando nos jogadores outro valor importante, que é quem lhes vai gerar o COMPROMISSO no rugby, com seu time e com a vida.

Trata-se de algo que vai ser criado como conseqüência de termos incorporado previamente em vocês outros valores que são em definitivos os que virão a adquirir - possivelmente para sempre- esse “COMPROMISSO” que hoje tem tanta falta. É tão simples como certo! Mas o COMPROMISSO nasce quando previamente conseguimos, graças ao Rugby ou não, que se façam AMIGOS.

Trata-se de fomentar a estima, o apreço, a fraternidade e a amizade entre todos os integrantes do time. O tempo que dedicamos dentro do rugby para conseguir que os jogadores sejam verdadeiros amigos, faz com que cada um deles seja mais importante um para o outro.

É a raiz de essa amizade e do que ela significa para os jogadores, que se adquirem os “laços” e vínculos que serão para toda a vida. Então é essa AMIZADE que finalmente os levará a estar juntos e a respeitar qualquer pauta que os treinadores, o time, e o grupo de amigos gerem em suas atividades. Esses vínculos gerados pelos próprios jogadores serão indestrutíveis e permitirá o nascimento do tão ansiado e demandado COMPROMISSO.

O rugby é o meio e não um fim em si mesmo. Um meio para educar, formar e para fazer melhores pessoas a todos àqueles que chegam para jogar nosso esporte. Temos que saber que não só devemos ensinar técnicas, destrezas, tácticas e estratégias, porque nenhum desses componentes servirá para os jogadores se não conseguirmos que entre eles sejam amigos.

Se conseguirmos que com qualquer outra atividade paralela, que não seja o próprio rugby, vocês sejam amigos, saberemos que teremos dado um grande passo para que possa nascer o COMPROMISSO.

Dificilmente alguém possa pensar em capacitação e aprendizado de um jogador de rugby sem que isso leve a pensar em UNIDADE DE JOGO, na entrega individual sem pedir nada em troca, na pessoa integra e das pequenas sociedades, em que o conjunto rende muito mais que a somatória das partes.

Após ter tratado, trabalhado e monitorado a amizade dos jogadores, não teremos duvidas, eles vão responder em seus atos e decisões coletivamente de acordo com o que vamos incorporando, e vão respeitar naturalmente este pacto ou COMPROMISSO que surge da amizade. É um trabalho feito pelos próprios jogadores, porque assim a construiriam e iriam respeitá-la, defender-la e manter-la.

Resumindo: trabalhar com a amizade, o companheirismo e o fomento da lealdade vão produzir uma mudança na atitude que hoje criticamos tanto nos jogadores. Lembrem e saibam que tudo o que nós incorporamos desde que nascemos através do AFETO jamais se esquece. E no Rugby sempre teremos a obrigação de devolver tanto quanto recebemos, sem duvidar de que o melhor que tem nos dado este esporte são as AMIZADES PARA TODA A VIDA !!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário