28 de ago. de 2009
27 de ago. de 2009
Sul-americano Feminino de Rugby
O Sul-americano Feminino de Rugby está programado para começar no sábado, 26 de setembro, nas instalações do Córdoba Rugby Club. As equipes participantes jogarão na modalidade ten-a-side e contarão com dois grupos dos quais sairão as finalistas das taças Ouro e Prata.
Na mesma noite, após as classificatórias, haverá o terceiro tempo com eventos surpresas com a presença de todas as jogadoras participantes. No domingo haverá as decisões do Ouro e da Prata, além de outras atividades, como treinamento e palestras sobre o rugby feminino.
O Brasil será representado pelas equipes do SPAC (SP) e Charrua (RS).
Esta competição tem apoio da União Cordobesa e da União Argentina de Rugby.
Para mais informações contactar Miguel Angel Arias nos e-mails: torneos@cordobarc.com.ar e miguelangelarias@hotmail.com
25 de ago. de 2009
Soy un Curupa, soy un Curupa!!!
Eles sairão no dia 04/09 e retornarão no dia 15/9.
A agenda será algo assim:
Sexta-feira 4/9 - Saída para Buenos Aires 15:00
Domingo 6/9 - Viagem ao interior de Buenos Aires para degustar um assado típico argentino
Segunda-feira 7/9 - Passeio pela City Porteña / Visita a loja Adidas no Shopping Unicenter (a maior da América do Sul).
Terça-feira 8/9 - Treino no Curupayti.
Quarta-feira 9/9 - Academia World Hurlingham Gym.
Quinta-feira 10/9 - Treinamento no Curupayti.
Sexta-feira 11/9 - Livre
Sábado 12/9 - Jogo no Curupayti
Domingo 13/9 - Assistir aos jogos juvenis que acontecerão no Curupayti.
Segunda-feira 14/9 - Livre (aproveitarão para comprar todas as muambas e os meus presentes ;) )
Terça-feira 15/9 - Retorno ao Recife 11:45.
Não esqueçam de mim!!!
24 de ago. de 2009
Moderação
23 de ago. de 2009
Eles vão para a Argentina
(Lucho ou Cachaça)
(Caleb)
Assim que receber de Chelo como foram as provas eu divulgo aqui.
20 de ago. de 2009
19 de ago. de 2009
Concurso RRC na Argentina
No domingo, dia 23, serão realizados os testes que vão decidir os 2 ganhadores do Concurso Recife Rugby Club na Argentina.
O prêmio inclui:
- Passagens Recife - Buenos Aires - Recife;
- Hospedagem;
- Treinos no Curupayti;
- 2 ou 3 dias de academia.
BOA SORTE!!!
16 de ago. de 2009
15 de ago. de 2009
RRC no Diario de Pernambuco
Olha Jenny e nosso capitão Giba aí...
Rugby, um esporte que desperta a curiosidade
Por André Albuquerque
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Fotos: Alexandre Gondim/DP/D.A Press
“O que é isso, futebol americano?”. Essa é a pergunta mais comum neste momento. Responder que os jogadores estão treinando rugby é fácil, difícil é explicar o que é a segunda modalidade esportiva mais disputada no mundo, atrás apenas do futebol. “É engraçado quando digo para que jogo rugby. As pessoas perguntam o que é, se é muito violento, se tem aqui em Pernambuco, se tem competição e vários outros questionamentos. Mas sempre procuro responder a todos, pois quanto mais gente ficar sabendo do esporte no estado melhor”, afirmou o atleta e estudante de medicina Marcelo Souza, de 25 anos, que faz parte da equipe do Recife Rugby Club.
O espanto das pessoas tem explicação. Apesar de ser disputado desde 1823, na Inglaterra, o rugby só chegou ao Brasil em 1895, com Charles Miller, o mesmo que trouxe o futebol. Em Pernambuco, a modalidade só chegou efetivamente em 2005, quando o argentino Marcelo Blanco, de 36 anos, começou a ajudar algumas pessoas que tentavam implantar o esporte no estado.
“Como na Argentina praticamente todo mundo sabe jogar e particularmente sentia muita saudade de praticar o esporte, quando vi algumas pessoas convocando, através do orkut, todos os interessados para comparecer à praia de Boa Viagem, fui dar uma olhada. O que encontrei foi qualquer coisa, menos rugby (risos). Mesmo assim, como gostei do pessoal, terminei ficando até hoje”, disse Blanco, que é o atual treinador da equipe masculina do Recife Rugby Club.
No feminino, a procura também cresceu no decorrer do tempo. Se antes existia apenas uma menina praticando, que terminava treinando entre os homens, hoje tem cerca de 15. “A gente começou a crescer depois que iniciou a divulgação nas universidades e na internet. Além disso, surgiu o Mirko (técnico italiano que ajuda Blanco na preparação dos pernambucanos). Tem muita gente chegando a cada treino”, disse a atleta e estudante de educação física Jennifer Barbosa, de 25 anos.
Apesar de ter crescido bastante nos últimos anos, o rugby em Pernambuco ainda enfrenta alguns problemas. Além da falta de conhecimento dos possíveis futuros atletas sobre o esporte, os jogadores também precisam enfrentar a grande rotatividade de participantes. “Tem gente que vem treinar e gosta. Vem mais duas vezes e depois some. Terminamos sem conseguir montar um grupo consistente e entrosado. Mas vamos conseguir passar por essa fase. O importante é que o nível vem sendo mantido”, afirmou Marcelo Souza, lembrando ainda que, apesar de não se ter um elenco constante, Pernambuco foi o 10º lugar no Spac 2008, competição mais importante do Brasil.
Outra dificuldade é explicar e provar que o rugby não é violento. “O que acontece é que as pessoas vêem os jogos das seleções na televisão, um monte de gente muito forte e alta, com o físico privilegiado, e terminam se assustando com os contatos físicos. Mas o que precisamos saber é que cada um deles já aprendeu a derrubar o adversário, a brigar pela bola no alto e até mesmo a cair. Tudo tem um jeito e todos fazem o máximo para evitar machucar o adversário”, afirmou Jennifer Barbosa.
Uma prova que o esporte não é tão violento, é que os únicos itens de segurança são o protetor bucal e a chuteira, quando se joga no campo. Quando a partida é na areia nem chuteira é necessário. “Muita gente compara o rugby ao futebol americano, que tem aqueles jogadores cheios de proteção. Não existe isso. Quem quiser treinar e jogar vai precisar apenas de um short, uma camisa e boa vontade”, comentou Blanco.
Por falar em treino, qualquer pessoa que quiser conhecer um pouco mais sobre o esporte pode assistir ou mesmo participar dos treinos do Recife Rugby Club, que são realizados todas as terças, às 20h, no campo da UFPE, quintas, às 20h, na praia de Boa Viagem, em frente à padaria Boa Viagem, e nos domingos, às 15h, novamente no campo da UFPE.
14 de ago. de 2009
Rugby nos Jogos Olímpicos de 2016
Sendo assim a petição que apoia a inclusão do rugby nos Jogos Olímpicos está na sua 3ª fase. Temos 55 dias para votar. Crouch, touch and pause - Engage!
12 de ago. de 2009
Entrevista com Chelo no Rugby Spirit
A entrevista:
RUGBY NORDESTINO
Uma distante realidade, devido às longas distâncias territoriais que existem em nosso país. Mas o RUGBY SPIRIT trás o rugby do nordeste um pouco mais próximo de você.
Conte-nos um pouco da sua história no rugby?
Comecei a jogar com 8 anos, no clube San Patricio Rugby Club, e fiquei lá por 3 anos. Foi onde comecei o aprendizado do jogo antes de mais nada da filosofia do rugby, onde prevalecem: o respeito, o companheirismo e a camaradagem, não só com meus próprios companheiros, mas também com os adversários. Estava tudo muito bom, mas tinha um problema, San Patricio ficava muito longe da minha casa (60km, no último ano pegava 3 ônibus e demorava 2:30hs para chegar) e meus pais não queriam me ajudar para bancar minhas viagens até o clube, assim que me vi forçado, sem querer, a trocar de clube, porque eu nem pensava em desistir deste esporte maravilhoso que por sorte conheci.
Passei para o Curupayti Rugby Club, que ficava a oito quarteirões de casa. Por sorte nesse clube também tinham excelentes educadores de Rugby o que me ajudou muito a aprender e
gostar ainda mais do esporte. No Curupayti tive muitas alegrias e alguns títulos como, o de M16 que demos ao clube o titulo de juvenil após 50 anos o clube não conseguir um titulo desses. No mesmo ano saímos campeões no torneio reduzido (7's) de Buenos Aires. No ano seguinte ficamos em segundo lugar no torneio Argentino da divisão M17. Fizemos muitas viagens para participar de torneios, mas teve uma que marcou minha vida, que foi a ida à Europa, onde fizemos 6 jogos (e ganhamos os 6) na Inglaterra, Pais de Gales, Escócia, França e Itália. Em 1993 comecei jogar na primeira divisão do clube, conseguindo subir para jogar na primeira divisão do torneio nacional. No Curupayti, assim como em San Patricio, tinha educadores que já tinham participado das seleções nacionais e estaduais e eu também cheguei a jogar com jogadores da seleção nacional e estadual. E foi nele que fiquei até vir pro Brasil em 2001.
Como e quando começou sua participação no rugby nordestino?
Comecei em 2005 por acaso, após ter falhado em armar um grupo de rugby em 2002 vi em uma comunidade de um site de relacionamentos que tinham jogos de Rugby na praia e fui participar. Logo começamos a nos organizar já que observei que necessitava ensinar um pouco de rugby. Virei treinador deles e em vez de nos juntar só nos sábados, passamos a ter treinos 2 dias por semana para depois jogar nos sábados. A pouco tempo formalizamos o clube que atualmente chama-se Recife Rugby Club, os "Tubarões".
Como você avalia o nível do rugby nordestino e quais as mudanças mais evidentes nesse tempo?
O Rugby nordestino ainda está muito fraco, mas o importante é que temos muita gente que está predisposta e se esforçando para mudar isso, tanto na parte diretiva, como os jogadores. Em relação ao inicio em 2005, hoje é gigante a mudança que teve. Observando agora a forma como o pessoal está jogando, poderia até dizer que em 2005 se jogava algo parecido ao Rugby, mas não era Rugby.
Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo rugby no estado?
A falta de jogos entre as equipes, o que provoca a descrença dos jogadores que deixam de treinar, o que explica o fraco desenvolvimento.
Conte-nos sobre o Nordestão:
O Nordestão é um campeonato que vem acontecendo desde 2005. Inicialmente, contava com apenas duas equipes: Recife Rugby Club, de Pernambuco (pioneiros do rugby no Nordeste brasileiro) e Rugby Potiguar, do Rio Grande do Norte; apenas na categoria masculina adulta. Criamos o Nordestão justamente para motivar os jogadores. Atualmente, este campeonato conta com a participação de cinco equipes de todo o Nordeste, nas categorias: masculina adulta, masculina juvenil e feminina adulta. Para o ano de 2009, a Associação Brasileira de Rugby determinou que os jogos sejam realizados em três etapas, dando aPernambuco a oportunidade e a responsabilidade de assumir uma delas. A primeira etapa aconteceu na Bahia, nos dias 13 e 14 de junho, no Estádio Municipal Armando Oliveira, na cidade de Camaçarí. Os 16 jogos desta etapa tiveram a presença de cento e vinte jogadores e um público de cem pessoas, números que a APR(Associação Pernambucana de Rugby) pretende ampliar. A terceira etapa acontecerá na cidade de Maceió (AL).
Nós do RUGBY SPIRIT, parabenizamos o trabalho que vem sendo feito nesta região e aguardamos, que num futuro próximo o nosso campeonato nacional tenha estrutura para abrigar todas as equipes do território brasileiro, que se empenham e trabalham duro pelo rugby.
Em nome do Recife Rugby Club agradeço o espaço que foi cedido para falar um pouco do rugby nordestino. Obrigada!
Para 2016
Fonte: UOL Esporte
9 de ago. de 2009
Nordestão no NETV
Fica aqui a reportagem que foi transmitida no NETV 2ª edição.
7 de ago. de 2009
6 de ago. de 2009
Pequi Nations
Campo Grande Rugby Clube x Goiânia Rugby Clube
Dia: 15/08
Local: Centro Olímpico de Campo Grande – Vila Nasser
Hora: 15:30
Nordestão
mais informações em breve!
Circuito Gaúcho Union
por Deivid Couto/Final Sports
Em busca da liderança da tabela, o San Diego Rugby Clube recebe no próximo sábado, dia 8, o líder Charrua Rugby Clube, a partir das 15h, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre, para mais uma rodada do Circuito Gaúcho Union.
Além das equipes confrontantes, participam do certame estadual da primeira divisão: Guaíba RC, Serra RC, Farrapos RC e Novo Hamburgo RC. O Charrua lidera com 16 pontos, seguido do San Diego que soma oito, e do Guaíba que tem seis.
Confira classificação e as rodadas na íntegra no site do RugbieRS.
4 de ago. de 2009
Nordestão 2009
Como chegar:
Saindo da Zona Norte
1. Pegar BR -101 até a saída da Av. Eng. Abdias de Carvalho, sentido interior;
2. Continuar pela BR-232 (continuar uns 5,7km até a Estrada da Luz);
3. Virar à esquerda na Estr. da Luz e continuar pela R. José Felipe;
4. Girar para à direita na Rua Vinte e Quatro de Maio.
Saindo da Zona Sul
1. Pegar Av. Recife até a saída da Av. Eng. Abdias de Carvalho, sentido interior;
2. Continuar pela BR-232 (continuar uns 5,7km até a Estrada da Luz);
3. Virar à esquerda na Estr. da Luz e continuar pela R. José Felipe;
4. Girar para à direita na Rua Vinte e Quatro de Maio.
3 de ago. de 2009
Super 8
Comentários feitos pelo Rouget em seu blog
Curitiba/UNIBRASIL 10-0 Desterro
O destaque positivo da rodada veio de Curitiba. A vitória do time paranaense foi a inesperada, mas merecida, vejam o relato do pessoal do Rugbiers.com.br: “Em um campo muito embarrado, devido às chuvas na capital paranaense, o Curitiba venceu o Desterro por 10 a 0, um try convertido e um penal. As duas equipes apostaram muito no seu pack de forwards. Na segunda etapa do confronto o Desterro pressionou muito, porém o Curitiba soube se defender muito bem e manteve sua vantagem. A arbitragem ficou por conta do gaúcho Ricardo Sant’Anna.O try curitibano surgiu de uma bola interceptada na linha de ataque dos catarinenses.”
SPAC 0-6 Pasteur
Em São Paulo SPAC e Pasteur fizeram uma partida morna.Os dois times sofreram com pouco poder de penetração e muitos erros na hora e concluir as jogadas. Destaques para os aberturas, um belo drop do Mauricio Draghi do Pasteur que ainda anotou mais um pênalti e as penetrações de Arthur Horta do SPAC.
Rio Branco 8-62 Bandeirantes
Com a desclassificação do São José, a equipe do Bandeirantes assume o papel de uma das equipes favoritas ao título de 2009. Ainda mais ao bater a equipe do Rio Branco com uma vitória contundente em Indaiatuba.Na última vez que as duas equipes se encontraram deu Rio Branco, mas equipe do mestre Antonio Martoni obteve uma revanche de lavar a alma, e num campeonato de tiro curto, começar mais coeso e organizado vai fazer diferença nos confrontos finais.
São José 0-24 Niterói
O destaque negativo dessa rodada foi o WO de São José na partida contra Niterói. Sem um medico designado para acompanhar a partida o árbitro não considerou seguro a realização da partida e foi imputado WO para o mandante, no caso a equipe do Vale do Paraíba. Um WO em partida realizada em casa é a notícia mais bizarra dos últimos tempos no rúgbi brasileiro. E pior, a equipe não pode mais ser campeã, vai pagar uma multa e pode ser desclassificada da competição por 2 anos.
Calendário Agosto
1 - África do Sul vs Nova-Zelândia (3 Nations)
1 - Super 8
8- Nordestão 2009 - Etapa Pernambuco
8- Super 8
Desterro vs Rio Branco
São José vs Pasteur
Niterói vs SPAC
Bandeirantes vs UniBrasil/CRC
8 - Torneio Fênix de Rugby (Vinhedo -SP)
8 - África do Sul vs Austrália (3 Nations)
15- Campo Grande x Goiânia (Pequi Nations)
15 - Super 8
Desterro vs Banderiantes
Rio Branco vs UniBrasil/CRC
Niterói vs Pasteur
SPAC vs São José
22 - Austrália vs Nova-Zelândia (3 Nations)
22- Super 8
UniBrasil/CRC vs Niterói
Bandeirantes vs SPAC
Pasteur vs Rio Branco
Desterro vs São José
29 - Austrália vs África do Sul (3 Nations)
29/30- 3º Torneio Universitário de Rugby Sevens em Taboão da Serra