15 de fev. de 2011

Como foi o Verão Chesf 2011

O Beach Rugby Verão Chesf, promovido pela Chesf e Sports Consult, aconteceu nos dias 5 e 6 de fevereiro, prestigiando a 8ª Edição do Verão Chesf e 2ª Edição do Beach Rugby na cidade do Recife.

O RugbyMania teve a oportunidade de cobrir o evento pessoalmente, agradecemos o apoio da organização que deu todo o suporte durante a competição e também ao fotógrafo Otávio Portugal pelas fotos cedidas.

Com a participação de três estados brasileiros (Alagoas, Paraíba e Pernambuco) nas categorias Juvenil Masculino, Feminino Adulto e Masculino Adulto, o rugby nas praias do Pina certamente o foi uma grande atração para o público local, composto essencialmente por comunidades de baixa renda. Além das já tradicionais equipes Recife (PE), Cães da Areia (AL) e Garous (PB), os meninos do Paulista (PE), Bastardos (PE), Casa Amarela (PE) e IFPE (PE) mostraram que são motivo de orgulho e o futuro do rugby na região. Pela primeira vez na história conseguiu-se reunir quatro equipes juvenis no estado de Pernambuco.

A equipe da casa, o Recife Rugby, entrou em campo na tentativa de impor um ritmo de jogo aos seus jogadores que estão em pré temporada para a última etapa do Circuito Brasileiro de Sevens, a ser realizada em Curitiba, e acabaram levando a melhor nos dois jogos. Já as meninas, que trouxeram o vice campoenato nacional no último Brasileiro Universitário, se dividiram em UFPE e Recife para realizar uma partida demonstrativa. Elas estão iniciando a pré-temporada para os jogos universitários no mês de maio segundo divulgado no calendário da Confederação Brasileira de Desporto Universitário.

Outro fato que chamou atenção neste Beach Rugby foi a união de três jovens treinadores/jogadores do Recife Rugby que juntos coordenam duas equipes juvenis do Estado: o Paulista com aproximadamente dois anos de idade e o recém descoberto Casa Amarela (que acreditem ou não começaram a jogar rugby usando uma bola de futebol porque gostaram da proposta do rugby que é jogar com as mãos e com os pés!). Luciano, Renata e Pajé têm feito um trabalho exemplar nestas equipes e se desdobram com as tarefas de jogarem pelo clube (Recife Rugby) e treinarem os pequenos. Os Bastardos e IFPE também entraram neste campeonato na categoria Juvenil, e apesar de pouco mais que dois meses de criação, mostraram não um rugby com habilidades especiais ou com jogadas espetaculares, mas com uma vontade imensa e o chamado "sangue nos olhos" como costumamos dizer.

No dia em que tivemos Garous e Cães de Areia disputando o triangular com o Recife Rugby, na categoria mascuclina adulta, um destaque especial deve ser dado à Cultura Inglesa que tem apoiado amplamente a rugby em João Pessoa (PB), desde a ajuda na compra de materiais até a divulgação do Rugby nos sites e para os alunos da escola.

A participação das esquipes de outros estados trouxe um brilho especial às areias do Recife. Não podemos deixar de falar da participação na torcida do fijiano Emosi que esteve presente e deu uma aula de espírito de rugby, a todos os presentes.

A seguir uma classificação oficial do evento organizado pelo Sr. Everaldo Ferreira:


Categoria - Masculino Juvenil


  1. Paulista (PE)

  2. Casa Amarela (PE)

  3. Bastardos (PE)

  4. IFPE (PE)

Categoria- Feminino Adulto

  1. UFPE e Recife Rugby - ambos UFPE partida demonstrativa que terminou empatada.
Categoria - Masculino Adulto

  1. Recife (PE)

  2. Cães da Areia (AL)

  3. Garous (PB)

O RugbyMania teve a oportunidade de conversar com os responsáveis pela organização e estrutura do Verão Chesf 2011, dentre eles o coordenador-geral Celso Assumpção e segundo eles, apesar do evento englobar intensas atividades a proposta geral da tem uma meta principal: Inclusão Social. O Verão Chesf consegue atingir um público diário entre 1.000 e 1.200 pessoas e possui uma programação diversificada, onde podemos incluir: xadrez e rugby (que surpreendemente obtiveram uma ótima aceitação do público durante a última edição) até apresentações artísticas das próprias comunidades, exames, palestras de saúde e várias outras opções. Este evento busca também dar oportunidade a esportes praticados na areia que não possuem uma cultura tão enraizada e consequentemente não possuem espaço na mídia. O rugby entrou nesta onda e acreditamos que em 2012 todos os estados do Nordeste possam estar presentes aproveitando esta ótima estrutura e mais uma oportunidade de crescimento par o esporte na região.

Fonte: Rugby Mania

Nenhum comentário:

Postar um comentário