25 de abr. de 2010

Rugby com sotaque nordestino

Foto: Júlio Jacobina/DP/D. A Press

Esporte de origem inglesa ganha cada vez mais adeptos na região e recebe o Campeonato Nordestino, em Jaboatão dos Guararapes

A primeira vez que convocou uma turma - através de sites de relacionamentos - para jogar uma partida de rugby, o argentino Marcelo Blanco, 37, ficou a ver navios. Nenhuma das sete pessoas que haviam confirmado presença na Avenida Boa Viagem apareceu. "Ficamos somente eu e a bola. Pensei que o esporte não ia vingar por aqui", lembra Marcelo, que chegou ao Recife há nove anos, transferido pela empresa onde trabalha. Nem mesmo a curiosidade de bater uma bolinha oval foi capaz de atrair o grupo. A cena, desoladora para o estrangeiro, ocorreu em 2002. Hoje, porém, o cenário do rugby pernambucano é outro. E adeptos não faltam.

Duas vezes por semana, no campo do clube de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, em Cidade Universitária, as equipes masculina e feminina do Recife Rugby Club e Paulista Rugby Club - formada apenas por jovens com idade entre 15 e 18 anos - treinam à exaustão. O aquecimento dos times tem início às 20h. Fica fácil imaginar que a parte tática e técnica do treinamento quase invade a madrugada. Os atletas que, aos poucos foram se identificando com o esporte, esbanjam disposição e não se queixam.

Neste final de semana, os três representantes estaduais da modalidade, que teve origem na Inglaterra, estarão disputando a 5ª edição do Campeonato Nordestino no Estádio Jefferson de Freitas, em Jaboatão dos Guararapes. Cerca de 160 atletas são esperados na competição, que vai contar com a presença de 15 equipes, vindas do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Bahia.

Dos três times locais em ação apenas um é estreante em campeonatos. Os meninos do Paulista Rugby Club trocaram os primeiros passes com a bola, produzida em couro ou material sintético, em dezembro do ano passado. "Na verdade começamos a jogar rugby no videogame. Tínhamos uma bola de futebol americano e jogávamos na praia. Teve um dia que fui no rapaz que compro CDs atrás de jogos de futebol americano para saber mais das regras, aí ele me ofereceu um outro jogo, o rugby. No começo a gente não sabia nem para onde ia esse tal de rugby", conta Irapuã Pereira dos Santos, apaixonado por videogame, pai do atleta de rugby Ítalo Henrique, de 16 anos, e motorista oficial da turma de Maranguape II, que treina o esporte na UFPE.

Na Kombi de Irapuã vem mais de dez. E ele não pode ver um adolescente perambulando pelas ruas do bairro onde mora, que logo os convida para conhecer o tal do rugby. "Hoje trouxe esse dois aí, que são do Janga. Acabei me envolvendo e gostando do esporte", acrescenta, referindo a dois garotos que observam a movimentação dos times, depois de trocarem uns passes com Irapuã.

A habilidade com o controle do videogame ajudou e muito na formação dos jovens, segundo o técnico Marcelo Blanco. "Fiquei surpreso quando eles vieram aqui pela primeira vez. Parecia que não ia parar de sair gente da Kombi. Eles já sabiam as principais regras do jogo graças ao videogame", afirma Blanco.

22 de abr. de 2010

Marco histórico: 1º Circuito Feminino de Rúgbi do Nordeste

Por Rouget Maia, blogueiro do ESPN.com.br

“De passo, lês recordo que ao momento do cadastro dos jogadores no torneio (no estádio) devem apresentar o certificado de RUGBY READY. Se queremos ir melhorando cada dia mais a qualidade de jogo assim como a segurança dos jogadores” (http://www.irbrugbyready.com/ )

Assim inicia o comunicado da organização do 1º Circuito Feminino de Rúgbi do Nordeste, já começa bem esse Circuito que deve entrar para os anais da história do rúgbi feminino brasileiro, pois esse é o primeiro campeonato independente da categoria.

A organização está sob o encargo de Karlla Davis e Renata Barros, conta com quatro clubes e será realizado em quatro etapas. A Primeira nesse final de semana acontece no Estádio Jefferson de Freitas - Jaboatão dos Guararapes, PE.
Depois o Circuito vai para Maceió (12 a 14 de junho), Salvador (30 de julho a 02 de agosto) e finaliza na capital do Piauí (04 a 06 de setembro) quando vamos conhecer as grandes campeãs.

Formato Seven-a-side 6 jogos, com duração aprox de 2 hs.

Clubes participantes:
1-Recife Rugby Club (PE)
2-Aliança Rugby Clube (PE)
3-Cães de Areia (AL)
4-Teresina Rugby (PI)

Como chegar ao estádio::

Saindo da Zona Norte
1. Pegar BR -101 até a saída da Av. Eng. Abdias de Carvalho, sentido interior;
2. Continuar pela BR-232 (continuar uns 5,7km até a Estrada da Luz);
3. Virar à esquerda na Estr. da Luz e continuar pela R. José Felipe;
4. Girar para à direita na Rua Vinte e Quatro de Maio.

Saindo da Zona Sul
1. Pegar Av. Recife até a saída da Av. Eng. Abdias de Carvalho, sentido interior;
2. Continuar pela BR-232 (continuar uns 5,7km até a Estrada da Luz);
3. Virar à esquerda na Estr. da Luz e continuar pela R. José Felipe;
4. Girar para à direita na Rua Vinte e Quatro de Maio.

Mapa: http://reciferugby.blogspot.com/2010/04/nordestao-2010.html

Nordestão de 2010, maior e melhor

Por Rouget Maia, blogueiro do ESPN.com.br

Ao que tudo indica o rúgbi nordestino, primo mais novo do estados “rugbeiros” vai ter muito o que contar para o pessoal que está mais ao sul.

Além do destaque do Circuito Feminino de Rúgbi do Nordeste esse ano o torneio se mostra muito mais organizado, com mais patrocinadores e o nível técnico das partidas deve ser bem melhor que no ano passado.

Equipes como o Galícia Rugby já tem experiência internacional, treinadores capacitados e árbitros mais qualificados pelo trabalho que o pessoal da arbitragem da CBRu desenvolveu na região. Prova disso é que a organização do torneio está exigindo que todos os atletas tenham sido aprovados no Rugby Ready da IRB, programa desenvolvido pela entidade para garantir a formação atlética e técnica mínima de um jogador de rúgbi.

A primeira etapa acontece em Jaboatão dos Guararapes (PE) no Estádio Jefferson de Freitas - Jaboatão dos Guararapes (PE) e vai contar com três categorias além do circuito feminino.

MASCULINO ADULTO XV (jogos de 20 por 20 minutos)
1-Recife Rugby Club (PE)
2-Galicia Rugby Clube (BA)
3-Rugby Potiguar (RN)
4-Sertões Rugby (CE)

MASCULINO ADULTO Sevens
1-Rugby Potiguar (RN)
2-Galicia Rugby Clube (BA)
3-Aliança Rugby Clube (PE)
4-Cães de Areia (AL)

MASCULINO JUVENIL Sevens (apresentação)
1-Paulista Rugby Clube (PE)
2-Cães de Areia (AL)

FEMININO Sevens
1-Recife Rugby Club (PE)
2-Aliança Rugby Clube (PE)
3-Cães de Areia (AL)
4-Teresina Rugby (PI)

São previstas 11horas de jogo, se caso o sol esteja castigando muito algumas partidas serão realizadas à noite, o que daria um glamour diferenciado ao torneio.

IRB lança campanha contra pirataria na Copa de Rugby

Veja o vídeo que a International Rugby Board lançou para alertar sobre ingressos e merchandising falsificado da Copa do Mundo de Rugby.




Fonte: procrastinagem.wordpress.com

20 de abr. de 2010

Notícias do Nordeste

Pernambuco recebe quinta edição do Nordestão de Rugby

Pernambuco recebe a quinta edição do Campeonato Nordestino de Rugby, no próximo final de semana, no Estádio Jefferson de Freitas, no município de Jaboatão dos Guararapes. O Nordestão contará com mais de 160 atletas de 15 equipes de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, alagoas e Bahia. Ao todo serão 21 jogos das categorias masculina adulta, com oito times, masculina juvenil, com três times, e feminina adulta, com quatro times.

O Recife Rugby Club receberá, as seguintes equipes: Cães da Areia RC (AL), Galícia RC (BA), Potiguar RC (RN), Aliança RC (PE) e os estreantes no torneio, Sertões RC (CE) e pernambucanos do Paulista RC (PE). Além da modalidade Union, com 15 atletas em cada equipe, haverá também jogos de Sevens (7 jogadores), modalidade que constará nos próximos jogos olímpicos.

A entrada para assistir às partidas é gratuita.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


Rugby, esporte que vem crescendo em Maceió.
Written by Adriano Sobral

O esforço físico, a vontade de vencer, o respeito, a preparação, a responsabilidade, a conquista e a luta pela superação caracterizam um bom esportista. Além de o esporte ser uma ferramenta de inclusão social, é um estilo de vida. E como todo brasileiro gosta de esporte, principalmente o futebol, e principalmente de novidades, se entrega a uma nova modalidade de esporte chamado Rugby e em Maceió com a equipe CARC – Cães da Areia Rugby Clube essa modalidade vem crescendo.

Fonte: www.alagoasnoticias.com.br/


Anna Joana do Teresina AABB Rugby na TV Cidade Verde

Amanha as 10:50h da manhã a Treinadora do Teresina AABB, nossa querida Anna Joana será entrevistada na “Cidade Verde Esportes” na cidade de Teresina.
A pauta da entrevista será o Rugby Feminino no Piauí e no Nordeste, o I Circuito Feminino Nordestino Seven-A-Side e é claro pedir patrocinio!

Ficamos no aguardo das imagens da entrevista e desde já parabenizamos Anna Joana pelo trabalho.

Fonte: www.rugbyfeminino.wordpress.com/


17 de abr. de 2010

Parabéns Chelo!!!



Parabéns ao nosso querido Marcelo Blanco, o Chelo.

Muito obrigada por nos ensinar o que realmente é o rugby e por tudo que você faz por nós. Sem você o Recife Rugby Club não seria o mesmo.

Muitas felicidades!!!

RRC

16 de abr. de 2010

Nordestão 2010


A primeira etapa do Campeonato Nordestino de Rugby 2010, o Nordestão, acontecerá nos dias 24 e 25/04 aqui em Pernambuco.

O Recife Rugby Club receberá, pelo masculino, as seguintes equipes: Cães da Areia RC (AL), Galícia RC (BA), Potiguar RC (RN), Aliança RC (PE) e os estreantes no torneio, Sertões RC (CE) e os nossos companheiros do Paulista RC (PE).

Além da modalidade Union, com 15 atletas em cada equipe, tradicional do nordestão, haverá também jogos de sevens.

Já pelo feminino acontecerá o 1º Circuito de Rugby Feminino do Nordeste, com as equipes do Teresina RC (PI), Cães da Areia RC (AL), Aliança RC (PE), Recife RC (PE) e convidadas do Galícia RC (BA) e Potiguar RC (RN).

Os jogos acontecerão no Estádio Jefferson de Freitas em Jaboatão dos Guararapes a partir das 8:00.

Como chegar:

Saindo da Zona Norte

1. Pegar BR -101 até a saída da Av. Eng. Abdias de Carvalho, sentido interior;
2. Continuar pela BR-232 (continuar uns 5,7km até a Estrada da Luz);
3. Virar à esquerda na Estr. da Luz e continuar pela R. José Felipe;
4. Girar para à direita na Rua Vinte e Quatro de Maio.

Saindo da Zona Sul

1. Pegar Av. Recife até a saída da Av. Eng. Abdias de Carvalho, sentido interior;
2. Continuar pela BR-232 (continuar uns 5,7km até a Estrada da Luz);
3. Virar à esquerda na Estr. da Luz e continuar pela R. José Felipe;
4. Girar para à direita na Rua Vinte e Quatro de Maio.




Visualizar Untitled em um mapa maior

8 de abr. de 2010

Rugby sem Fronteiras


Acontecerá no dia 17 de abril o "Rugby sem Fronteiras", partida solidária entre as fronteiras da Argentina e Uruguai, com a participação de jogadores da Argentina, BRASIL, Uruguai, Paraguai e Chile, com o objetivo de arrecadar donativos para a população Chilena, que em fevereiro foi atingida pelos terremotos.

A partida solidária começará no lado Uruguaio, na cidade de Fray Bentos, e após o término do primeiro tempo os jogadores cruzarão a ponte caminhando e jogarão o segundo tempo no lado Argentino, na cidade de Gualeguaychú, terminando com o terceiro tempo sobre a ponte Libertador General San Martín, que une as duas cidades, com um abraço simbólico dos povos irmãos unidos pelo rugby.

Maiores informações: http://goldenoldiesrugbychile.com/

IRB observa o Rugby Feminino Brasileiro

Susan Carthy, Gerente de Rugby Feminino do IRB, visita o país e se reúne com a CBRu

Nesta semana o Brasil receberá Susan Carthy, Gerente de Rugby Feminino do International Rugby Board. Esta visita de dois dias tem como objetivo analisar o Rugby Feminino no País, acerca do seu gerenciamento e desenvolvimento.

O primeiro dia de visitas será no sábado, quando a Gerente de Rugby Feminino do IRB vai se reunir no SPAC (São Paulo Athletic Club) com Diretores da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) com o objetivo de ter um panorama do Rugby Feminino no Brasil. Após o almoço, Susan Carthy acompanhará sessões de treinos da Seleção Brasileira Feminina e novamente terá reuniões com Xavier Vouga (Diretor de Arbitragem), Werner Grau Neto (Vice-Presidente), Fernando Mirandez Gomes (Diretor Financeiro) e Klaus Kiessling (Diretor Administrativo), quando serão expostos o calendário do Rugby Feminino Brasileiro, os próximos compromissos, dentre outros temas.

O segundo e último dia de visitas será no domingo, e, na ocasião, haverá uma apresentação institucional da CBRu à Gerente de Rugby Feminino do IRB. Susan Carthy aproveitará sua presença na América do Sul para avaliar também como vem sendo conduzido o Rugby Feminino na Argentina, onde vai se encontrar com dirigentes locais e de demais Países da região.

Fonte: CBRu

Curso de Arbitragem

No último final de semana aconteceu em Recife o Curso de Arbitragem nível 1 do IRB.




O curso foi ministrado por Marcelo Blanco, Educator do IRB e treinador do RECIFE RUGBY CLUB, e por Xavier Vouga, diretor de Arbitragem, com a participação de atletas e treinadores do Nordeste.
Participaram do curso: Ana Joana (Teresina RC - PI), Carmem Freire (Cães da Areia - AL), Fábio (Potiguar RC - RN), Renata Barros (Recife RC - PE), Marcelo Santana (Recife RC - PE), Mirco Folli (Recife RC - PE), Karlla Davis (Aliança RC - PE), Núbia (Aliança RC - PE), Luciano Hugo (Recife RC - PE), Rodrigo (Aliança RC - PE), Everaldo (Recife RC - PE) e Cesar Pereyra (Recife RC - PE).

2 de abr. de 2010

Reagir Fisioterapia Esportiva



O Recife Rugby Club conta com o apoio da Reagir Fisioterapia Esportiva na prevenção e reabilitação de lesões esportivas dos atletas.

A Reagir fica localizada na Rua Luiz Guimarães, 235 em Casa Forte/Recife-PE (Salute Academia)

Fones: (81) 88235839 (Ricardo) e (81) 96284565 (Erick)


Erick Rhone Borba Lira
CREFITO: 91760-F

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Especialização em Fisioterapia no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina - UNIFESP – EPM
Formação em WATSU - Reconhecido pela WATSU CENTER BRASIL – WABA
Formação em Fisioterapia Aquática em Neuro-Pediatria
Formação em Fisioterapia Aquática
Formação em Reeducação Postural Global - RPG - pelo Instituto Phillippe Souchard
Formação em Medicina Ortopédica de Cyriax (1º e 2º módulo)
Formação no Método Maitland pela Quark Medical
Formação em Suporte Básico de Vida – Atendimento Pré-hospitalar

Ricardo Bezerra Duarte Neto
CREFITO: 87886-F

Formado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Especialização em Fisiologia do Exercício e Prescrição de Exercício pela Universidade Gama Filho - UGF
Especialização em Fisioterapia no Esporte pelo Centro de Traumatologia do Esporte da Faculdade Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Formado em RPG pelo Instituto Phillippe Souchard
Formação no Método Maitland pela Quark Medical
Formação no Método Mulligan pela The Mulligan Concept Teachers Association
Formação em Fisioterapia Aquática, curso promovido pela APERFISIO
Formação em Bandagem Funcional no Esporte, curso promovido pela Fisioesporte

Muito obrigada Ricardo e Erick!!!