28 de dez. de 2009

Mais uma equipe de rugby em PE

É com muito orgulho que anuncio mais uma equipe de rugby em Pernambuco.
(O relato é pessoal, já que também me sinto um pouco parte dessa história.)

Mais ou menos no final de outubro, estava eu (Renatinha) na minha casa quando recebo um ligação de um garoto chamado Marlon perguntando sobre o rugby, que havia visto o meu número aqui no blog e queria ter mais informações sobre os treinos. Até então tudo normal, pois é algo comum em e-mail e orkut, até o momento em que ele fala que em Maranguape II, Paulista, havia um time de rugby. Inacreditável, como aqui em PE, bem pertinho de nós existia uma equipe de rugby que não era do nosso conhecimento? segundo ele havia umas 30 pessoas treinando, aí achei fantástico, pois é um número muito grande e que muitas vezes não chega a ter no nosso treino. Contei isso a algumas pessoas que disseram que era impossível e que não passava de um trote.

Mais uma vez o Marlon me liga e diz que alguns dos meninos iriam ao nosso treino no domingo e fiquei em contato com ele durante a semana. Chega o dia e comparecem ele e outro amigo, o Itallo. Antes do treino eles contam como tudo começou. Fiquei impressionada e muito emocionada com aqueles meninos falando de scrum, tackle, maul... foi uma sensação estranha ouvir essas coisas de pessoas que moram perto e que nunca tiveram contato com os clubes de Pernambuco.

A história, segundo os meninos, é a seguinte:

Um dos amigos, Tiago, possuia uma bola de futebol americano e que os meninos do local costumavam ir à praia de Maria Farinha para jogar alguma coisa um pouco parecida, mas que não era nem futebol americano. Eles conheciam o rugby através do Rugby 08 do PlayStation e foi a partir daí que um deles sugeriu que fizessem como o jogo: passassem a bola para trás. E assim o interesse pelo esporte surgiu.

No mês de julho marcaram um encontro no campo de Maranguape II, onde houve o primeiro "joguinho". Compareceram 6 pessoas, até mais que o início do RRC, onde compareceram apenas 3 pessoas, mas já foi bastante motivador para que os meninos convidassem os amigos da rua e do colégio. Os encontros eram nas quartas e finais de semana.

Eles viam vídeos no youtube e começaram a pesquisar as regras. E foi em uma dessas pesquisas que eles encontraram o Blog do Recife Rugby Club. Não sabiam da existencia de um clube de rugby no estado, pensaram até na possibilidade de comparecer no treino, mas desistiram. Os encontros foram acontecendo, mas os meninos foram perdendo o interesse até o dia em que o Marlon e o Itallo, vendo umas fotos dos tubarões, decidiram entrar em contato com alguém do clube. E daí veio a ligação...

No dia do nosso 1º encontro na UFPE, os meninos após contarem a história a Chelo, receberam de presente uma bola, já que as brincadeiras ainda eram com a bola de futebol americano e combinamos nesse dia de apoiá-los. Acompanhados pelo pai do Itallo, o Puan, compareceram ao treino da terça mais de 10 meninos e foi daí que Chelo sugeriu a formação de uma equipe juvenil, não como RRC, mas sim um novo time de Pernambuco. Alguns meninos não se animaram muito, mas um pequeno grupo não desistiu e continuou a ir aos treinos do RRC.

Puan, que trabalha com transporte alternativo no local, começou a convidar jovens que utilizavam o seu transporte. São meninos do Janga, Engenho Maranguape e Maranguape II e assim foi marcado o primeiro treino no dia 26/12 no campo do Zeca, o mesmo do primeiro joguinho, com a colaboração de alguns integrantes do RRC: eu, Luciano e Mirco, que recentemente fizemos o curso de Coaching, e Matheusinho, que é juvenil e vai apoiar os meninos durante os treinos. Estiveram presentes 10 meninos e Sabrina, que já havia treinado com o nosso feminino em uma das idas dos garotos ao Recife.

O nome sugerido por nós foi Maranguape Rugby Clube, mas como nem todos são do local, daí em conjunto estão decidindo qual será o nome da equipe.

Não tenho dúvida que me sinto muito responsável por essa equipe (já me sinto desde o dia em que recebi a ligação) e em breve já vamos ter oportunidade de vê-los em campo representando nosso estado.

Desejo toda a sorte do mundo aos meninos!!!



Equipe juvenil de Paulista em seu 1º treino (26/12/09)


6 comentários:

  1. valeu Renata estamos muito felizes e vamos treinar!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente? Eu apostava que isso nao iria da certo, seria mais uma "fase" dos garotos como foram nas outras épocas? Eles foram em frente! É...INACREDITAVEL, MAS ELES CONSEGUIRAM! Com toda a força de vontade, Itallo tu conseguiu! Meninos vcs vão conseguir! Boa Sorte pra vcs e espero que vcs possam honrar tudo que conseguiram até agora!

    By: Dryelle Mônique

    ResponderExcluir
  3. Álysson (aka Ursinho)29 de dezembro de 2009 às 14:52

    Obrigado pelo apoio. Creio que com muito esforço e treino montaremos uma das maiores equipes de Rugby do estado. Parabéns a Mirco, Reatinha e ao Luciano pelo apoio. Eu garanto da minha parte que o nosso futuro club irá para frente, com ajuda de todos os integrantes.

    Selva!

    ResponderExcluir
  4. adorei a historia d v6 espero q de certo tow torcendo muito espero estar sabendo do 1º jogo quando v6 tiverem preparados pra eu ta la na torcida.

    ResponderExcluir
  5. ITALLO MEU QUERIDO E MARAVILHOSO FILHO. VC ME ORGULHA A CADA DIA,NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS VA EM FRENTE SEMPRE PEDINDO DIREÇAO A DEUS. AGRADEÇA A ELE TODOS OS DIAS VIU!!! EU ESPERO QUE N VENHA ATRAPALHAR A ESCOLA VIU!!!BJOSSSSSSS..... ADRIANA

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Renatinha e Luciano! Meus Parabens tbm ao meu querido Pilar juvenil Matheuzinho q tá metendo a cara ai pra formar um time em que posso jogar, antes que fique velho o suficiente pra defender o escudo do RRC adulto, meu orgulho. Abraços.

    ResponderExcluir